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Vá dormir direito!

Muita gente não sabe os cuidados que temos que ter ao dormir. Agora não tem desculpa. Vamos aprender!

Se a gente analisar a antiguidade, a gente vai notar que todos os filósofos ficavam encima do muro sobre quase todas as decisões. Tudo no meio termo. Então nada de exagero e nada de falta.

De acordo com pesquisadores ao redor do mundo, a regra para ter uma boa saúde é ter um sono equilibrado. O sono ideal é entre 7 e 8 horas por noite.

Atenção que muita gente dorme mais que isso se deixar, cerca de 30% das pessoas.

Doenças graves

Um estudo publicado na revista DIabetes Care em 2015, com cerca de 11 estudos com quase 500 mil pessoas analisadas, encontrou um risco aumentado de ter se desenvolver Diabetes tipo 2 naqueles que não dormiam a quantidade certa de horas por noite. No estudo ficou claro que para cada hora a menos daquela média de 7/8 horas de sono, a chance de ter diabetes aumentava 9%. Já para quem gosta de dormir bastante, saiba que para cada hora a mais dessa média, a chance de desenvolver a doença subia 14%.

Ou seja, a mortalidade é sempre maior para aqueles que dormem mais de 8 horas por dia.

A gente sabe que não é fácil ter um sono regulado (eu mesmo não consigo dormir mais do que 5 horas por noite), mas encontrei algumas dicas do que podemos fazer para pelo menos melhorar a minha qualidade do sono.

Vamos lá:

-Tomar sol

Sabia que alternar a luminosidade marca o ritmo biológico? Acontece que as células do olho que percebem a luz do sol enviam sinais pro cérebro que começa a contar 12 horas e, no final da contagem, o organismo produz um pico do hormonio que diz ao sono quando é hora de começar a adormecer. Então vamos tomar um pouquinho de solda manhãzinha.

-Atividade física

Parece um clichê, mas sabemos que atividade física traz vários beneficios para a saúde, inclusive no sono. Quem se exercita durante o dia, ajuda a liberar substâncias relaxantes ao corpo, e quando a etapa do sono chegar, teremos mais relaxamento muscular, facilitando o processo de dormir. Gente isso é verdade! Nos dias que me atraso e não consigo dar uma corridinha de manhã, eu demoro mais pra dormir depois.

-Cochilo pode

Dormir aquele soninho gostoso depois do almoço pode ajudar o cérebro dar aquela aliviada sem se desligar completamente. Mas tem um porém: 20 minutos é o máximo. Confesso que tenho que trabalhar nisso, pois os meus cochilos pós almoço passam de 2 horas.

-Nada de café

Pelo menos quando faltar 6 horas para dormir. Então nada de tomar aquele capuccino, café ou tereré depois das 17/18h. Isso porque ele demora cerca de 6 horas pra sair do organismo

-Cuide da comida

Não jante muito tarde, e antes de dormir um pequeno copo de leite morno, ou mingal de aveia morno, ajudam a dormir. O leite ajuda na produção do hormônio do bem-estar, ficando fácil dormir

-Pijaminha sim

Ou pelo menos algo que você vista somente para dormir. Criar uma rotina pré sono acostuma o cérebro a se preparar para dormir quando reconhecer certas vestimentas, hábitos e situações. O pijama usado todos os dias ajuda a mostrar pro cérebro que quando você o colocar, sempre vai querer dormir em seguida. E coloque meias se seus pés ficam gelados, pra melhorar a circulação.

Parece bastante coisa, mas eu prometo que vou tentar pelo menos metade dessa lista.

E você, vai testar também? Testa e me conta nos comentários.

Escrito por

Comunicador formado em 2010, se encontrou no rádio como uma fonte de energia 100% renovável. O hobbie é modelismo (miniaturas de veículos, edifícios, etc.), design gráfico e, claro, Netflix.

2 Comentários

2 Comments

  1. Bruna

    10/07/2019 em 13:40

    Achei super interessante essa nota! Preciso de uma pijama rapido! kkkk

  2. Ana

    16/07/2019 em 09:06

    Adorei a ideia da aveia com leite❤️

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