Variante Omicron pode significar o fim da pandemia? Entenda

A 13ª variante SARS-CoV-2, o coronavírus que causa COVID tem causado medo e preocupação no mundo todo. A Omicron produz sintomas leves, mas é altamente contagiosa e de fácil transmissibilidade. Apesar disso a 13ª variante SARS-CoV-2 pode carregar também uma boa notícia.

via GIPHY

Já é bem conhecida entre os pesquisadores a ideia que os patógenos evoluem para se tornar menos mortais, apesar de isso não ser uma regra absoluta. Pense na ideia sobre o ciclo de “vida” de um micróbio que tem apenas um objetivo: ficar vivo tempo suficiente para infectar outro hospedeiro. A Herpes, o resfriado comum e outros patógenos usam essa estratégia.

via GIPHY

Por isso há esperança, para além do medo. Relatórios iniciais sugerem que a Omicron é altamente infeciosa, mas produz apenas sintomas leves. Isso pode indicar um o começo de um novo ciclo para o vírus, sugerindo que ele está evoluindo para se tornar menos mortal. Virologistas e epidemiologistas estão apostando suas fichas nessa hipótese e todos os dados que estão sendo coletados vão determinar nas próximas semanas e meses para onde a pandemia está indo. Apesar da boa notícia que você acabou de ler, o mais seguro a fazer nesse momento é completar seu ciclo vacinal. Isso pode manter você seguro enquanto a ciência trabalha para parar a pandemia de COVID 19.

Vacine-se.

via GIPHY

Quer falar com a BLINK?