PODCAST: Hanseníase tem cura!

Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

Doença tem cura e deixa de ser transmitida quando tratada;

Na Entrevista de hoje o Administrador do Hospital São Julião AMILTON FERNANDES ALVARENGA e o Médico dermatologista, responsável pelo serviço de Hanseníase do Hospital São Julião o Dr. AUGUSTO BRASIL.

Cercada por mitos e preconceitos, a doença antigamente conhecida como lepra, tem cura, porém, pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento for inadequado.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais casos novos da doença, atrás somente da Índia. Por ano, são registrados cerca de 30 mil casos nos estados brasileiros, incluindo adultos e crianças.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. A transmissão da hanseníase acontece por tosse ou espirro de uma pessoa doente, que esteja sem tratamento, para outra – após “contato prolongado e contínuo”, segundo o Ministério da Saúde.

A doença atinge a pele e nervos periféricos e pode causar incapacidades e deformidades físicas, que alimentam estigma e preconceito.

Para que a doença se manifeste, normalmente há um longo período de incubação, ou seja, um intervalo, em média, de dois a sete anos, entre a contaminação e a manifestação dos sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, já houve, porém, casos atípicos, em que esse período foi mais curto – de sete meses – ou mais longo – de dez anos.

Tratamento

O diagnóstico se faz por meio de exame dermatoneurológico e avaliação neurológica simplificada. Os pacientes que iniciam o tratamento, que leva de seis meses a um ano, não transmitem a doença.

O tratamento da doença não exige isolamento do paciente e é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia é feita por meio de Poliquimioterapia (PQT), por via oral, administrada em associação com medicamentos antimicrobianos. Desde o início dos cuidados, a doença deixa de ser contagiosa. O dia 31 de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, data instituída pela Lei nº 12.135/2.009.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2017, 26.875 casos novos da doença foram diagnosticados no Brasil, taxa de detecção de 12,94 por 100.000 habitantes. Do total desses casos, 1.718 (6,4%) ocorreram em pessoas menores de 15 anos. Tocantins é o estado com maior número de diagnósticos.

Conheça a nova colunista da Blink 102

Fernanda Versolato nascida em Campo Grande, MS, possui 31 anos e atualmente está morando em Madri.

A colunista já estudou teatro, cinema e se formou na escola Sygbol de moda, em São Paulo, onde aprendeu costura e padronagem.

Trabalhou por 5 anos na O2, produtora do Fernando Meirelles, e já foi assistente do Carlos Alberto Gardin, figurinista do programa infantil “Castelo Rá Tim Bum”.

Atualmente, em Madri, trabalha como figurinista em curta metragens e teatros. Criou sua própria marca, que se chama “Tu Misma”, onde faz camisetas e roupas personalizada no geral.

Fernanda já fez participação no programa “As Poderosas”, da Elisa Montes, no qual ela falava sobre a moda na Europa, “Conexão Fashion”.

E agora fará parte da equipe de colunistas da Blink 102, no qual vai falar sobre: Moda, música, filme, livro, viagens pela Europa.

“Vou trazer um pedacinho da Europa a você”. Disse a colunista.

PODCAST: Salve vidas com um Sim!

A Secretaria de Estado de Saúde, a CET e o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed MS) decidiram se unir por mais doações de órgãos, transplantes e vidas salvas. Como ponto de partida dessa parceria, será realizada uma parada para sensibilizar a população sobre o assunto no próximo sábado (1/02), na esquina da Afonso Pena com a 14 de julho (sentido centro aeroporto), das 8h às 11h.
“Pretendemos realizar eventos sobre o assunto durante todo o ano de 2020 e não somente no Setembro Verde, tamanha a importância da causa abraçada pelo sindicato. A conscientização e participação dos médicos trarão grandes possibilidades de ampliação do número de transplantes no estado”, considera o presidente do Sinmed MS Marcelo Santana Silveira.

Avaliação creditada pela coordenadora da CET Claire Miozzo que explica que o processo de morte encefálica começa no pronto socorro, na UTI e nas urgências e emergências, e o médico está lá e precisa estar ciente da sua importância. “Além disso, as famílias precisam de acolhimento, humanização que envolve médicos, enfermeiros e assistentes sociais para aumentar a notificação de morte encefálica e o número de doadores”, complementa.
Também segundo a coordenadora da CET, em 2019 foram feitos em Mato Grosso do Sul 205 transplantes de córnea, 21 de rim, 2 de osso, e somados 52 doadores. Já em relação a órgãos e tecidos enviados para outros estados, os dados apontam: 5 corações, 33 córneas, 20 fígados, 2 pâncreas e 76 rins.

Texto: Fernanda Monteiro via Release.

Veja o “Áudio de Desculpas” da “Sister” Manu

Manu Gavassi surpreendeu os fãs nesta quarta-feira (28), afinal mesmo a “sister do BBB 20” estando confinada isso não a impediu de lançar sua nova música, com direito a clipe, “Áudio de Desculpas”.

Nesta produção, Manu vive uma personagem bem-sucedida e super bem resolvida, e o clipe conta com uma participação icônica, da consultora de moda, Constanza Pascolato.

“Admiro muito o legado dela na moda, a pessoa que ela é, inteligente e classe, então estou realizada em poder contar com ela como a voz da razão ali, passando a mensagem de que é incrível não ser normal”. Disse a sister.

Além disso Manu deixou uma série de vídeos prontos antes de entrar na casa, mais vigiada do Brasil, no qual ela conversa com seu público.

View this post on Instagram

Lancei um clipe 🖤

A post shared by Manu Gavassi (@manugavassi) on

PODCAST: Empreendedorismo!

Desafios e soluções para desenvolver o empreendedorismo.

Como o comportamento e ferramentas práticas podem ajudar a você desenvolver seu próprio negócio. E para falar conosco sobre esse assunto, convidamos o técnico do Sebrae/MS Rodrigo Sleiman.

http://www.ms.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/MS/sebraems-comeca-o-ano-com-combo-de-solucoes-para-desenvolver-empreendedorismo,3fd86ada7808f610VgnVCM1000004c00210aRCRD

PODCAST: Lancheira saudável!

Na dúvida do que por na lancheira do seu filho?

É preciso variar no lanche para que os filhos não fiquem enjoados e ainda possam manter uma alimentação saudável e nutritiva.

Nossa entrevista hoje é com Rebeca Casal Pires, Nutricionista Clínica, formada na UCDB e Illinois State University (EUA), especialista em Nutrição Funcional e Nutrição Esportiva. Nutricionista da Escola IEDUCAA e da Clínica Modellare.

Seu filho vai se alimentar 200 dias por ano na escola. Em 15 anos, isso corresponde a três mil refeições. Caso alimentos de baixa qualidade façam parte deste momento, o rendimento escolar dele estará comprometido.

Ao consumir açúcares durante este período, ele está sujeito a ter uma queda muito grande de energia e sentir sono. Além disso, pode apresentar quadros de hipo ou hiperglicemia, o que leva a passar mal. Problemas intestinais e outros distúrbios graves também podem acontecer.

Por outro lado, uma alimentação rica em nutrientes estimula o raciocínio, contribui para a memória e garante a energia que a criança precisa para estudar. Não é à toa que tantas escolas proíbem a entrada de guloseimas, tanto pelos próprios alunos como em suas cantinas.

“Y soy rebelde” complete e música e veja essa matéria

“Y soy rebelde Cuando no sigo a los demás”…. Para você que é fã de RBD e quase surto quando viu a foto da Anahí, Dulce Maria, Afonso Herrera, Maite Perroni, Christopher Von, Uckermann e Cristian Chávez, todos juntinho publicado no final de 2019, prepara afinal vem coisa boa em fevereiro para os fãs.

View this post on Instagram

Para siempre. ❤️

A post shared by Anahi (@anahi) on

Neste domingo (26) e segunda-feira (27), o grupo mexicano publicou dois vídeos no canal do Youtube com mensagens misteriosas sobre algo que virá em fevereiro!

“Acabou a espera. Muito em breve”, diz o primeiro vídeo publicado. Na segunda-feira (27) “O fenômeno voltará. Muito em Breve. Fevereiro de 2020”.

Nas rede sociais os fãs começaram a surta com a possibilidade de um comeback, e colocou a #rbdvaivoltar nos trending topics (lista de assuntos mais comentados).

E aí você já começou a ensaiar as coreografias e comprou a sua faixinha!?

Afinal já tem fã preparado:

PODCAST: CoronaVírus! Entenda!

China diz que novo coronavírus pode se espalhar antes do aparecimento de sintomas.
Em coletiva de imprensa, ministro disse que conhecimento sobre vírus ainda é limitado, mas que esforços de contenção serão intensificados;

O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse neste domingo (26) que o novo coronavírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas. A infecção causada pelo vírus matou 56 pessoas no país.

E para falar um pouco mais sobre esse assunto no Estúdio da Blink 102 recebemos o Biomédico Maicon Leitão, Coordenador do curso de Biomedicina na UNIGRAN Capital.

Professor Maicon Unigran Capital, possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Desenvolveu diversos projetos científicos na área de Microbiologia Médica. Atuou na Embrapa Agropecuária Oeste/Dourados-MS, no Laboratório de Microbiologia do Solo. É Mestre e atualmente Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Área de Concentração em Farmacologia – da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui experiência em estudos antimicrobianos, anti-inflamatório, anti-hiperalgésico, antidepressivo e toxicológico. Atualmente é presidente da comissão de Biossegurança, docente e coordenador do curso de Biomedicina na UNIGRAN Capital.

https://www.unigran.br/campogrande/

Veja o filme de maior bilheteria nacional!

“Minha mãe é uma peça 3” está fazendo muito sucesso e se torna a maior bilheteria do cinema brasileiro. Cerca de quatro semanas após sua estreia, o filme superou o recorde de “Nada a Perder” (2018), que havia conquistado R$ 120 milhões em bilheteria.

A informação foi confirmada nesta terça-feira (21) pela produtora do projeto. Que conta com R$ 137,9 milhões na bilheteria e é o dono do novo recorde.

Estrelada por Paulo Gustavo, essa série de filmes teve sua estreia em 2013. Desde então, ela vem contando as histórias de Dona Hermínia, uma mulher de meia idade, divorciada e bastante preocupada com seus dois filhos. Confira o trailer:

Você precisa ver o trailer oficial de Miss Americana!

E finalmente chegou nesta quarta-feira (22) o trailer de “Miss Americana”, documentário sobre Taylor Swift. O clipe que tem um pouco mais de dois minutos mostra a realidade da cantora nos bastidores e na vida pessoal, nesses últimos três anos.

No trailer é possível ver cenas no qual a artista está prestes a subir no palco, e também durante os shows. Além de momentos íntimos como, em sua casa com os amigos, família e até o namorado, Joe Alwyn. Enquanto isso podemos ouvir a voz dela dizendo: “Em toda a minha carreira, executivos de gravadoras me diziam: ‘Uma boa garota não força suas opiniões ás pessoas. Uma boa garota sorri, acena e diz obrigada’. Eu me tornei a pessoa que todos queriam que eu fosse”.

Pela sequência de imagens podemos perceber que as filmagens do projeto começam após o final da turnê “Reputation”, passando por toda a gravação do disco “Lover” até hoje.

O documentário contará com uma música inédita de Taylor, e sua estreia e3sta marcada para o dia 31 de janeiro na Netflix!

Viva Voz tem estreia hoje.

O programa começa sua nova temporada recebendo geral Espindola e uma nova apresentadora. A ideia de colocar Karla a frente do Viva Voz vem sendo gestada a vários meses: Nós sempre buscamos alguém que pudesse dar uma cara para o conteúdo que divulga e incentiva os novos cantores de Campo Grande, principalmente os que não recebem tantos holofotes por não estar no gênero sertanejo”, afirmou Sami Nayef Diretor artístico/conteúdo da plataforma.

Karla Coronel assume o programa das terças-feiras. Ela é uma das estrelas em ascendência na música de Campo Grande. Com estilo e brilho próprio está construindo um novo caminho para os jovens talentos que não estão na “bolha” do sertanejo.

No programa de estreia Karla Coronel vai receber um dos maiores nomes da música do Estado. Geraldo Espíndola. Geraldo é um dos músicos mais conhecidos do Brasil. Sua composição mais famosa é “Vida Cigana”.

Karla Coronel, que vai comandar o conteúdo, está entusiasmada com a ideia. “Nunca imaginei estar em um lugar assim. Nunca sonhei que um dia encontraria alguém como o Geraldo Espíndola frente a frente e como oportunidade de falar sobre música. Sou muito fã dele. Não vejo a hora do programa começar”.

Hoje no Viva Voz podemos esperar uma parceria entre os dois?

PODCAST: Revisão da vida toda! Entenda!

Revisão da Vida Toda – Recalculo da aposentadoria esse é o tema da nossa entrevista de hoje com a Advogada Previdenciária Juliane Penteado;

Uma notícia foi destaque em São Paulo, em que uma aposentada teve seu recalculo feito e vai aumentar a sua renda de R$ 1.039,00 para R$ 4.253,75, e ainda receber um retroativo referente a R$ 203 mil. Quem ingressou no INSS antes de 1999 e se aposentou antes desse período pode ter uma grande surpresa. O Superior tribunal Federal autorizou o recalculo da aposentadoria para quem já é aposentado; é a chamada “Revisão da vida toda”.

Foi editada a lei 9876/99 que alterou a forma de cálculo para a aposentadoria para aquelas pessoas que ingressaram antes no INSS. Elas teriam que ter uma média aritmética de 80% dos maiores salários de contribuição. Essas pessoas tiveram que ter sua renda de aposentadoria calculadas a partir de julho de 1994, período que passou a valer a moda do plano real.

Juliane Penteado, advogada previdenciária explica que “as pessoas que já estavam inseridas no sistema e contribuíram antes dessa data, talvez podem ter sido prejudicadas, porque se os valores de contribuição antes de 1994 eram valores altos, isso pode repercutir na sua renda de uma aposentadoria mais interessante. Para isso é importante procurar um profissional”.
Contato: https://penteadosantana.adv.br/

Quinta é dia de TBT! Então veja os melhores momentos da “Parada Nerd”

Quinta é dia de TBT, então nada melhor que relembrar bons momentos

A rádio Blink 102 que é parceira do maior evento de cultura pop do estado o “Parada Nerd” que aconteceu no dia 19 e 20 de outubro de 2019.  

Agora você confere com a gente a cobertura completa que o Edu Suede fez no evento com entrevistas incríveis como Ursula Bezerra, dubladora e diretora de dublagem conhecida principalmente como a voz dos personagens Goku criança no anime Dragon Ball e Naruto Uzumaki no anime Naruto, e Maurício Cid dono do blog humorístico “Não Salvo”.

O evento reúne fãs de k-Pop, anime, jogos e muito mais, além de tudo isso tem também concurso cosplay, K-Pop dance challenge, campeonato tekken 7, campeonato SFV.

PODCAST: Motorista de Aplicativo e regras em CG!

Motoristas de aplicativo fazem protesto pela suspensão de novas regras.
Eles reivindicam a revisão de regras como idade de veículo, obrigação de exame toxicológico e vistoria a cada três meses;

E para conversar conosco no estúdio está Yves Drosghic – Advogado 36 anos, Pós-Graduado em Direito Administrativo, Assessor Jurídico da OAB-MS, Presidente da Associação dos Novos Advogados, Superintendente Regional do Ministério do Trabalho. Atualmente representa a Classe de motoristas de Aplicativos no embate sobre as adequações para esse tipo de serviço prestado que em Campo Grande.

Vai me deixa aqui não!

Nesta semana está rolando na internet um vídeo, muito fofo e engraçado, no qual um cachorrinho buzina loucamente para chamar atenção de seu dono, enquanto estava trancado dentro do carro.

O caso aconteceu na Austrália e foi registrado por um ciclista que passava pelo local. O homem compartilhou as imagens em sua conta no Instagram.

No vídeo é possível ver o pet sentado no banco do motorista, enquanto aperta e solta a buzina do carro.

 A barulheira chamou atenção de quem estava por perto, inclusive do dono do animal, que logo voltou para resgatá-lo.

Assim que o dono abre a porta do veículo, o dog revoltado e um outro cachorrinho saem do automóvel. Nesse momento, é possível ver que a janela estava parcialmente aberta, para que os cachorros não passassem mal.

PODCAST: Tampinha que ajuda os animais!

Nesse inicio de ano a Blink 102 quer dar ideias para você ajudar o planeta e ter mais qualidade de vida. Para isso hoje conversamos com Juliana Salvador idealizadora do @mstampinhas que junta com a ajuda de amigos e conhecidos tampinhas e anéis de latinhas para vender e reverter na castração de animais de rua ou de famílias de baixa renda.

Acesse o site do Rodrigo: rodrigomerjam.com.br/
WhatsApp: 67 99159-6404

PODCAST: Rotina para o sucesso!

Dicas de Início de Ano: A Blink102 quer te ajudar a encontrar caminhos que te levem a uma mais equilibrada e com qualidade de vida. Pensando nisso hoje nossa entrevista é rotina ou como adequar uma para alcançar seus objetivos. Para isso convidamos Rodrigo Merjam Motta que é Psicólogo, Especialista em PNL e Coach vai falar um pouco sobre como estabelecer uma rotina efetiva para o sucesso em 2020.

Acesse o site do Rodrigo: rodrigomerjam.com.br/
WhatsApp: 67 99159-6404

PODCAST: Não fique parado! Seja Voluntário!

Dicas de Início de Ano: A blink102 quer te ajudar a encontrar caminhos que te levem a uma vida cheia de propósito e qualidade de vida. Pensando nisso hoje nossa entrevista é sobre trabalho voluntário! Para isso convidamos Rodrigo Motta que é Publicitário e voluntario da Cruz vermelha que vai falar um pouco da instituição e como você também pode se tornar um voluntário.

Rodrigo é Voluntário desde agosto de 2018 e assumiu em 2019 a coordenação da comunicação da entidade.

Quer ser voluntário da Cruz Vermelha?

É só acessar cruzvermelhams.org.br que lá tem todas as informações para você tornar-se um voluntário.