Conecte com a gente

VIVA VOZ

VIVA VOZ – 03 de Agosto – Segunda

Nos dias de hoje a discussão sobre a igualdade/desigualdade entre o universo masculino para com o feminino já não é nem uma novidade. Essa discussão está nas redes sociais, e outras mídias. As mulheres – que sempre foram à parte mais afetada por esse embate – tem começado a se posicionado fortemente contras os padrões sociais que sempre lhe foram impostos.

 

Existe um tipo de mulher (padrão) para agradar o universo masculino? Vivemos em uma sociedade onde mulheres devem seguir regras masculinas ou isso é apenas clichê?

De quem parte essa exigência (padrão)? Da família, da escola, da mídia?

Qual é o papel hoje da mulher na sociedade?
 

Quantas vezes já não ouvimos alguém dizer “Olha a roupa que fulana está usando, deve ser puta”,  “Olha o tamanho do short, não se da ao respeito”, ou até nossa própria mãe falar “Você tem que aprender a cozinhar senão não vai casar nunca”.
A discussão mais recente sobre a desigualdade do universo masculino para com o feminino foi a respeito do universo nerd dos quadrinhos, onde aos olhos da roteirista Rebeca Puig as super heroínas são desenhadas para agradar os homens e não as mulheres, começando pela as roupas (geralmente justas) que as mesmas vestem, e a Rebeca também citou a inexistência de personagens femininos no universo dos quadrinhos comparado aos personagens masculinos.
Mas isso acontece desde que o mundo é mundo, eu sempre me perguntei o por quê tinha que brincar de panelinha, enquanto meus coleguinhas do gênero masculino brincavam de carrinho e de se sujar na lama, por sorte cresci em uma família liberal e que deixou fazer o que bem entendesse desde criança, da minha criação não tenho do que reclamar. Mas muitas pessoas sofrem com esse tipo de divisão de gênero, e em sua maioria essas pessoas são mulheres.

 


Escrito por

Buscando a felicidade sempre. Apaixonado pela comunicação e pela música. Sonhar, acreditar e jamais desistir, tudo isso sem perder a fé. Locutor, cantor e acadêmico de jornalismo. Apresentador do Viva-Voz. Me siga no insta: @padubotelho.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

WhatsApp chat