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Você está vivendo o fim de semana errado!

Você já parou pra pensar que o motivo da segunda-feira ser tão cansativa é o aproveitamento errado do fim de semana?

Confesso que mesmo gostando da segunda-feira, ela é o dia da semana em que estou mais cansado, e isso tem um motivo que andei percebendo: eu não estou aproveitando o fim de semana da forma correta.

Muita gente diz que o fim de semana é pra descansar, mas se descansa no fim de semana, como que chega cansado na segunda? A resposta é simples: você não está aproveitando o dia corretamente.

O nosso cérebro é um pouco burro! Sim, é irônico dizer isso, mas é verdade. Quando a gente mantêm uma rotina por muitos dias e muda ela bruscamente, a gente leva tempo para se acostumar com a novidade, e por esse motivo, o cérebro não consegue assimilar o descanso.

Tá, já sei disso, mas então o que eu tenho que fazer?

Vamos lá! Vou te dar umas diquinhas básicas que já estou testando e melhora essa sensação de fim de semana perdido.

1 – Programe seu sono

No fim de semana a gente diz que vai descansar, mas confunde dormir com relaxar, e elas são duas coisas diferentes. Você não precisa dormir para relaxar, mas precisa relaxar para dormir bem.

Quando você dorme muito no fim de semana, e sem estar relaxado antes de deitar, quando você acordar seu cérebro vai demorar para assimilar o que aconteceu. A dica que dou é: acorde em horário parecido ao que você acorda durante a semana. Ponha o despertador no mesmo horário, mas se permita ficar uns minutos a mais na cama se espreguiçando, tome um café da manhã com calma, na tranquilidade, sem a pressa que você teria se estivesse correndo para sair para o trabalho.

2 – Defina tarefas

Como bem explicadinho anteriormente, a gente não pode mudar a rotina bruscamente, pois nosso cérebro vai estranhar e não conseguir se adaptar a tempo de aproveitar, então crie uma lista de afazeres para aquele dia e tente cumpri-los.

Elaborar atividades para o seu dia de folga, envia uma mensagem de produtividade ao seu cérebro, como se estivesse trabalhando. E quando você completa essas atividades o cérebro vai sentir o alívio de missão cumprida, dando a sensação de que o tempo gasto foi proveitoso.

Mas atenção: não estou dizendo para levar trabalho pra casa, mas sim para elaborar uma tarefa qualquer, estabelecer um compromisso, como lavar o carro, ou as roupas sujas, ou pedalar alguns quilômetros, ou encontrar aquele amigo, etc. O importante é criar um planejamento, como se fosse pro trabalho, mas na verdade com atividades de lazer.

3 – Foque no que está fazendo

Depois de elaborar sua lista de afazeres para a folga, execute a tarefas de forma individual. Exemplo: não vá lavar a louça enquanto fala no telefone com alguém ou assiste a um filme. Foque em cada tarefa de forma única.

Isso faz com que a sensação de dever cumprido seja melhor aproveitada. Aproveite para dar importância no que realmente merece.

4 – Não fique de preguiça

Nem preciso dizer o que isso significa, né? Nada de deitar na rede o dia todo, vá se movimentar.

5 – Medite

Meditar é uma excelente forma de relaxar e exercitar seu cérebro para a concentração. Meditar também ajuda a se preparar pra a semana que vai iniciar. Use o restinho do fim de semana para isso, normalmente no entardecer de domingo, assim você encerra a folga bem relaxado e preparado para o dia seguinte.

Eu estou conseguindo fazer esses itens há duas semanas, claro que não de forma perfeita, mas boa o suficiente para notar diferença no dia-a-dia.

Tente você também, e me conta aqui nos comentários depois.

Escrito por

Comunicador formado em 2010, se encontrou no rádio como uma fonte de energia 100% renovável. O hobbie é modelismo (miniaturas de veículos, edifícios, etc.), design gráfico e, claro, Netflix.

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