Conecte com a gente

VIVA+

Você não vai acreditar nessas teorias!

Na última terça (dia 2), a América do Sul pôde ver um eclipse solar total, onde o sol fica totalmente coberto pela sombra da lua durante o dia.

Aqui no Brasil não foi possível ver ele corretamente, mas independente disso temos que lembrar que existiram povos (e talvez ainda existam) que acham que o eclipse é algo sobrenatural. Vamos lembrar algumas dessas teorias.

Você provavelmente já ouviu falar de Cristóvão Colombo. Famoso explorador italiano, muitas vezes lembrado por ter supostamente descoberto as Américas.

Em uma de suas explorações, com uma pequena frota, a tripulação cansada, parou na Jamaica para buscar alimentos e acabou chegando a um conflito com os nativos. Colombo sabia que três dias depois ocorreria um eclipse lunar total e mentiu aos nativos que um deus, furioso, invocaria um sinal celestial. Assim, conseguiu o domínio.

Os povos antigos da América Latina, por exemplo, não sabiam explicar o “desaparecimento” da luz. Era comum que acreditassem que animais, como elementos da natureza, devorassem o Sol. Na Argentina e no Paraguai, acreditavam que era um jaguar. Na Bolívia, um grande cachorro.

Já a China tem um dos registros mais antigos do fenômeno: em 29 de janeiro de 1.136 a.C., quando o “sumiço” da Lua foi considerado uma premonição. O rei Wen interpretou como o momento certo para desafiar o soberano Shang. Em outras partes do país, o fenômeno tinha outros significados. Alguns achavam que um dragão comia o Sol, assim como o povo na Indonésia. A mesma crença ocorria na Grécia. O mais legal que a palavra chines para comer é shi, e ela também é usada para eclipse. Fora em outra região, onde acreditava-se que o Yng e Yang estavam desequilibrados.

Temos na nossa antiguidade, muitas teorias sobre o que eram os eclipses, mas todos eles foram desmistificados quando veio a globalização e aceitação de como funciona o sistema solar.

Pelo menos é o que achamos. Recentemente estamos endo inundados com cada vez mais crentes da teoria da terra plana divulgando teorias da conspiração.

Mas vamos explicar rapidinho o que é o eclipse: a Terra e todos os astros giram entorno do sol. Durante a noite, quando olhamos para a lua, estamos vendo ela iluminada pelo sol, pois a areia lunar é muito brilhante e reflete a luz do sol de forma bem amplificada. Quando a Terra, a lua e o sol estão alinhados, é onde ocorre o eclipse. Quando a terra fica entre a lua e o sol, causando uma sombra na lua, chamamos de eclipse lunar.

Eclipse lunar

Quando é a lua que fica entre o sol e a Terra, chamamos de eclipse solar, de forma que a lua faz uma sombra completa sobre o sol, impedindo que algum ponto da nossa superfície consiga receber luz do sol.

Eclipse solar

Mas agora eu pergunto, como que o eclipse ocorre para quem acredita na teoria da Terra plana? Eu realmente gostaria de saber como acontece.

Se você acredita nessa teoria, me desculpe. Caso eu esteja sendo injusto, você pode ter certeza que o mundo da voltas. Ou não, já que você não acredita nisso. 🙊

Escrito por

Comunicador formado em 2010, se encontrou no rádio como uma fonte de energia 100% renovável. O hobbie é modelismo (miniaturas de veículos, edifícios, etc.), design gráfico e, claro, Netflix.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

102 vips para você!

PROMOÇÕES BLINK 102

Break Sustentável: Neste sábado (21)

SUSTENTABILIDADE

Lançamento!

ENTRETENIMENTO

PODCAST: Invasão Arriscada!

AO VIVAÇO

WhatsApp chat