Conecte com a gente

BLINK NEWS

Zika: 67 casos no Estado, 80% em Campo Grande

Dos 1.142 casos suspeitos de zika vírus, Mato Grosso do Sul tem 67 confirmações da doença, 54 só em Campo Grande, o que representa 80,5% do total. Os dados constam em boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (9) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Esta é primeira vez, desde novembro de 2015, quando começou a monitorar [...]

Dos 1.142 casos suspeitos de zika vírus, Mato Grosso do Sul tem 67 confirmações da doença, 54 só em Campo Grande, o que representa 80,5% do total. Os dados constam em boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (9) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Esta é primeira vez, desde novembro de 2015, quando começou a monitorar os casos de zika vírus no Estado, que a SES divulga dados da doença.

De acordo com o documento, 90 casos foram descartados e outras 985 amostras estão em análise para confirmação. O boletim não apresenta números sobre óbitos ou casos de microcefalia relacionados ao zika vírus.

Além da Capital, outras sete cidades também registram casos confirmados da doença: Aquidauana, Corumbá, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabrie do Oeste e Três Lagoas, com um caso em cada cidade, Anastácio, com três casos e Paranaíba com cinco.

A nota técnica que acompanha o primeiro boletim da doença orienta a SVS (Secretaria de Vigilância em Saúde) e a Secretarias Estadual e as pastas municipais a notificarem compulsoriamente todos os casos suspeitos e padroniza informações técnicas, como nomenclaturas, tipo de diagnóstico, material que deve ser coletado e procedimentos de coleta, armazenamento e transprote das amostras.

Ainda de acordo com a nota técnica, a circulação do vírus no Brasil foi confirmada laboratorialmente em abril de 2015, em amostras de pacientes do município de Camaçari, Bahia. Em maio foram confirmados casos por laboratório em Natal (RN), Sumaré e Campinas (SP), Maceió (AL) e Belém (PA). Atualmente, há registro de circulação do vírus Zika em 22 Estados do Brasil.

Escrito por

Jornalista Brasileira. Produtora de conteúdo. pura canceriana. descobrindo maneiras de agradecer, sempre. respirando fundo, de vez em quando. a louca da poesia, dos contos e das letras de músicas. Journalist brazilian w/ italian citizenship - cargocollective.com/giuliasimcsik

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

PODCAST: Ele aqueceu o inverno do próximo

CAFÉ COM BLINK

26 JUN #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

27 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

06 MAI: #6_PRINCIPAISNOTÍCIAS

BLINK NEWS

Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102

Comentários

“TagSômetro”

Posts recentes

Publicidade Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 Blink102 300x250
Blink102 300x250
WhatsApp chat